Comunidade Brasil

Comunidade Brasil

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

15 de novembro, uma data a se lamentar no Brasil!

A proclamação da república foi um golpe militar que mergulhou o Brasil em mais de 100 anos de atraso e ostracismo mundial, conta que pagamos até hoje.
.
A elite agrária da época (o Brasil império tinha fazendas do tamanho de alguns atuais Estados), que não admitia a perda de influência política e econômica por conta da industrialização que se avizinhava e muito menos sofrer uma reforma agrária para dar terra aos negros que foram alforriados (outra heresia na época), após postergar ao máximo a libertação dos escravos mediante influências na côrte e ao ver frustradas suas reivindicações de ser indenizada pela "perda" de seus escravos, financiou a tomada do poder pelos militares e enterrou a reforma agrária que seria feita nos moldes europeus e americanos.
.
Como resultado:
.
1) Os negros foram libertos mas tiveram que escolher entre sair das propriedades com a roupa do corpo ou permanecer porém mediante um documento de que o faziam de livre e espontânea vontade e trabalhariam em troca de abrigo e comida. Isso, no entendimento dos fazendeiros, os compensaria pela perda de mão de obra.
A discriminação e marginalização atuais de todos os afrodescentedentes no Brasil vem dessa época e tem como mãe a proclamação da República.
.
2) O Brasil perdeu o bonde da industrialização, caindo em menos de 150 anos de potência mundial para país subdesenvolvido e "república de bananas" (os governos desenvolvidos, cientes do que foi feito no Brasil e principalmente dos VERDADEIROS motivos da proclamação da República, passaram a dispensar um tratamento de 2a. classe ao nosso país).
Nota: Dom Pedro II gozava de grande prestígio e livre trânsito tanto nas principais cortes européias, como a britânica, quanto por parte de democracias mais desenvolvidas como a norte-americana, onde contava com grande respeito.
.
3) A política no Brasil transformou-se numa imensa barganha de interesses entre proprietários de terras nas diferentes regiões, dando origem à enorme desigualdade entre norte/nordeste e sul/sudeste.
Migração em massa, violência, excesso de população nas grandes metrópoles, condições de habitação desumanas e principalmente, FAVELIZAÇÃO nas grandes cidades brasileiras, são heranças DIRETAS da proclamação da república.
Não é à toa que em muitos círculos, a República é chamada com propriedade de "Ré-pública".
.
O Brasil terminaria inevitavelmete por se tornar um república ou no mínimo uma monarquia
parlamentarista, devido ao curso natural da história mas não perderia o bonde do progresso e desenvolvimento muito menos sua posição como nação igual entre os líderes mundiais, seguindo o rumo que norteava o império na época.
.
Hoje, 15 de novembro, é uma data para reflexão e/ou preocupação, ou até vergonha, qualquer coisa MENOS uma data festiva, ao contrário do que nos enfiaram goela abaixo nos tempos de escola.
.
Deodoro da Fonseca foi um egocêntrico louco para entrar na história ou no mínimo, um inocente útil, usado pelos oligarcas, embora eu não acredite nisso. Toda favela no Brasil deveria levar seu nome.
.
Hoje, 15 de novembro, se vc encontrar um brasileiro que se diz "quatrocentão" faça um favor ao país: dê-lhe um cascudo bem dado.
Para debater o tema, participe aqui.

5 comentários:

  1. O Visconde de Ouro Preto, deposto em 15 de novembro, entendia que a proclamação da república fora um erro e que o Segundo Reinado tinha sido bom, e, assim se expressou em seu livro "Advento da ditadura militar no Brasil":

    O Império não foi a ruína. Foi a conservação e o progresso. Durante meio século manteve íntegro, tranquilo e unido território colossal. O império converteu um país atrasado e pouco populoso em grande e forte nacionalidade, primeira potência sul-americana, considerada e respeitada em todo o mundo civilizado. Aos esforços do Império, principalmente, devem três povos vizinhos deveram o desaparecimento do despotismo mais cruel e aviltante. O Império aboliu de fato a pena de morte, extinguiu a escravidão, deu ao Brasil glórias imorredouras, paz interna, ordem, segurança e, mas que tudo, liberdade individual como não houve jamais em país algum. Quais as faltas ou crimes de D. Pedro II, que em quase cinquenta anos de reinado nunca perseguiu ninguém, nunca se lembrou de uma ingratidão, nunca vingou uma injúria, pronto sempre a perdoar, esquecer e beneficiar? Quais os erros praticados que o tornou merecedor da deposição e exílio quando, velho e enfermo, mais devia contar com o respeito e a veneração de seus concidadãos? A República brasileira, como foi proclamada, é uma obra de iniquidade. A República se levantou sobre os broqueis da soldadesca amotinada, vem de uma origem criminosa, realizou-se por meio de um atentado sem precedentes na História e terá uma existência efêmera!

    ResponderExcluir
  2. Luiz fico muito feliz em saber da sua opinião sobre a Ré-publica, parabéns
    Thiago Odierna!

    ResponderExcluir
  3. Interessante essa forma de ver a PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA!!
    Como querer que uma coisa de certo, começando errado??

    ResponderExcluir
  4. é isso mesmo, por isso eu acredito que a era repúblicana deve acaber em pouco tempo e o Brasil terá uma nova, moderna e denocrática monarquia apoida pelo povo que vai levar o Brasil para frente!

    ResponderExcluir